"Bom dia. Que este novo dia nos encontre firmes e esperançosos na jornada, sabendo que o propósito nos guia e nos dá forças para seguir em frente. Que Deus te abençoe!" -

Não mintam uns aos outros
21 a 27/11/2022

1º passo = Encontro
(acolhida) | 10 min

(Cafezinho, se houver. Também pode ser oferecido no final da reunião). Quebra-gelo: Escolha no seu livro, um quebra-gelo ideal para sua célula.

2º passo = Exaltação
15 min.

(As músicas devem corresponder ao louvor e à adoração)

Louvor

1) à escolha
2) à escolha

3º passo = Edificação
(ensino) 40 min
Leitura:
At 5, 2-4 e Cl 3, 9-10
Salmo:
Salmo 31, 17-24

Mentir significa enganar alguém, é a distorção da verdade. É apresentar uma falsa imagem de nós mesmos ou de qualquer coisa, com o objetivo de tornar verdadeiro o que é falso.

A leitura de Atos nos apresenta um caso de mentira na Igreja. Ananias e sua esposa Safira combinaram de enganar a Igreja e o resultado foi a morte de ambos. Talvez você venha a achar a história um pouco estranha e exagerada, mas o fato é que o Espírito Santo aplicou a pena de morte física ao casal, porque Deus é verdadeiro, Nele não há engano e falsidade.

A mentira e o engano, mostra o texto bíblico, não seriam tolerados dentro da comunidade cristã, porque mentir a um irmão é o mesmo que mentir ao Espírito Santo que nele habita e a mentira entristece o Espírito da verdade.

Veja alguns casos comuns de mentira que podem fazer parte da nossa vida e do relacionamento com os irmãos da célula:

●    Falsas acusações contra o próximo (Mateus 5,11; Provérbios 6,19);
●    Mentirinhas ou mentirinhas “construtivas” (Atos 5,3-4);
●    Exagerar ou disfarçar a verdade (Provérbios 30,6);
●    Gabar-nos de coisas que realmente não fizemos (Provérbios 25,14);
●    Desculpar o nosso pecado ou dos outros, achando uma justificativa (pecado não tem justificativa, tem perdão) (Provérbios 17,15; 24,12);
●    Brincadeiras e trotes que enganam e prejudicam o próximo (Provérbios 26,18-19);
●    Deixar de cumprir promessas feitas a Deus e ao próximo (Eclesiástico 5,4-6; Tiago 5,12);
●    Espalhar notícias falsas e boatos sobre qualquer assunto (Êxodo 23, 1-2)
●    Achar uma falsa desculpa para não se comprometer com Deus e com as células. Ex: Eu não tenho tempo! Bem que eu gostaria de ser líder de célula, mas tenho muitos problemas pessoais! (quem não os tem?)

Como podemos viver este mandamento?
    1 – Nós, cristãos, devemos ser sinceros e abertos em todos os nossos contatos sociais, especialmente na célula, que é um grupo de irmãos;
    2 – Para que uma célula seja realmente boa é necessário que o líder e os membros sejam confiáveis. Qualquer forma de mentira e engano coloca em xeque a unidade e o crescimento do grupo;
    3 – Nós, cristãos, somos observados por todos e devemos ser um bom testemunho para todos, a mentira destrói ou nos leva a um falso testemunho (parece que é, mas não é).

Conclusão: É porque precisam ser preservados o mútuo amor, a sinceridade e a fidelidade do Corpo de Cristo, que recebemos a ordem de não mentirmos uns aos outros. Uma só mentira pode lançar as sementes da dúvida e do ceticismo entre os membros. Para que a célula funcione bem em amor, é preciso que todos os seus membros sejam sinceros e verdadeiros. A vida do Corpo e o seu testemunho de Cristo dependem, em grande parte, da nossa obediência a este mandamento.

Perguntas
1) O que pode causar a mentira e a falsidade à nossa célula?
2) Você seria capaz de mentir ou enganar alguém para obter algum benefício?

Meditação: Ser sincero parece ser mais difícil, porque nos expõe mais. Se você conhece a alegria de uma relação transparente, com certeza vai optar por assumir suas fraquezas e dificuldades. Não importa se são mentiras “leves” ou “pesadas”. Se você quer buscar a vida, é preciso buscar a verdade. Essa é a busca que nos abre as portas para descobrirmos o que há de melhor em nós, mas que, muitas vezes, desconhecemos: os dons que nos foram agraciados para, com eles, lidarmos com todas as dificuldades (ternura, paciência, brandura). Não podemos mais ser coniventes com a mentira.

Vivência: É tempo propício para reflexão e mudança de vida. Você já mentiu hoje? Seja honesto. Já passou alguma informação distorcida, exagerada ou enganosa pela internet ou no meio em que convive? Já assinou o ponto fora de hora? Quantas desculpas você já deu de atrasos e pequenas infrações? E quando a mentira tem a finalidade de evitar que alguém se decepcione ou fique magoado com você? Como você age nessas situações e em que precisa mudar?

Estudos Anteriores